Locais visitados para “O Guia Vegan Friendly – Night”… Os que são e os que não são…
Essa lista é complementar ao Artigo Em busca de Restaurantes “Vegan Friendly”! Leia para entender a Saga!
Lembre-se, aqui estou priorizando a maior dificuldade que encontro, que são locais para ir a noite, com amigos que não necessariamente sejam veganos. Então estou focando em restaurantes e bares charmosos, onde sou convidada a ir, que sirvam comida variada e que possam agradar a eles e a mim…
Vou contar a minha experiência, e se eles estão ou não “Vegan Friendly” no momento…
A LISTA…
Essa lista contém os que tem, e os que não tem as opções baseadas em vegetais… Mas como tudo é impermanente, atualizarei caso mudem de status! No final da lista vou sugerir o “Guia Vegan Friendly- Day” e incluir os que só abrem para almoço!
Estou em saga, portanto essa lista irá aumentando a cada nova saidinha noturna…
Le Manjue – (SIM!)
Tenho que começar por ele! Posso dizer que sou uma das clientes mais antigas desse restaurante. Frequento o Le Manjue desde o primeiro dia de sua inauguração em 2008, na Vila Madalena, depois mudando para a Vila Nova Conceição, e aplaudo sua evolução, tanto do ambiente, agora muito mais conceitual quanto do cardápio, que segue incluindo sempre mais e mais alternativas veganas.
O Chef, meu querido amigo Renato Caleffi, é pioneiro e uma referência em alimentação orgânica e funcional. E cada dia mais tem se tornado adepto de pratos veganos e raw. Ele é realmente interessado em inovar e agradar o público vegan, pois ele sabe que essa é a tendência que mais cresce no que se refere a alimentação. Ele mesmo é um potente candidato a engrossar nosso time!
O cardápio não tem uma opção de salada vegana, mas várias!!! Assim como uma ala inteira de opções vegetarianas, que inclui opções veganas, com variedades que vão de massas, hamburguer, risoto e moqueca!
Ah, e tem também sobremesas! Algumas feitas com leite vegetal, sem açúcar e sem gluten! E a sua famosa ganache Le Manjue, feita de biomassa de banana verde, que já é vendida em território nacional!
É o paraíso da Alimentação Consciente! E o lugar é muito descolado e bem frequentado. Amo!
Condessa – (SIM!)
Esse restaurante é outro dos meu preferidos! A chef Shanti é uma simpatia e muito talentosa e também é super adepta da alimentação vegana, incluindo no cardápio várias opções! Frequento o Condessa há mais de 10 anos, e mesmo antes, quando não tinha tanta opção vegana, eles sempre demonstraram boa vontade em adaptar o cardápio.
Sou cliente assídua, e quase sempre peço a Salada Tunisiana, versão vegana com shitake, com a pimenta da casa que é deliciosa! O Pit Bowl de Tajine marroquina com quinoa também é gostoso. E tem docinho “vivo” de sobremesa. Fora que o ambiente é um encanto! Muito aconchegante, cheio de velas, e objetos lindos! Tudo colorido! E o atendimento sempre impecável!
Nino – (Not yet!)
Eis aqui um exemplo de restaurante com ambiente extremamente charmoso. O lugar é lindo, desde a fachada! Aliás é uma delícia sentar lá fora em noites bonitas! Sempre lotado e badalado, o Nino virou um point em Sampa.
Eu particularmente adoro ir lá tomar um bom vinho… Mas teria que ficar por aí… no vinho…
Entendo que a proposta do Nino é a de pratos italianos! Mas na Itália a variedade de verduras, legumes, folhas é absurda!
Não há nada no cardápio que seja vegano. As três vezes que fui, pedi o Linguini ao pesto, que é muito gostoso! Mas o prato vem com burrata, já aviso.
Numa das vezes que estive lá, pedi para falar com o Rodolfo o super simpático e talentoso chef, explicando que eu era frequentadora do restaurante, mas como vegana, gostaria de ter a opção de pedir uma salada que pudesse ser meu prato principal, portanto, ela teria que ser mais completa do que as propostas no cardápio que são todas contendo produtos de origem animal: ou queijo, ou carne, ou peixe…
Ele disse que iria incluir algo assim em breve. Ainda não voltei lá, mas agora tenho o compromisso de ir averiguar!
Assim que eu for, relatarei aqui minha experiência!
Peppino Bar – (Not yet!)
Já que falei do Nino, vou falar da outra casa dos sócios Rodolfo e Renato. O Peppino Bar. Outro sucesso absoluto! A proposta é ser um bar italiano! Cheio de drinks super criativos, o lugar tem uma decoração linda e moderna, e é muito bem frequentado! Público bonito e animado! A casa sempre lota!
Mais um lugar onde vou… me embebedar sem comer!!! hahahaha…
Eu não gosto de me denominar vegana pois não sou radical… ainda! Sou vegetariana estrita, não como bichinhos. Tenho preferência por alimentos vegetais, mas consumo mel, ainda uso meus sapatos e roupas de couro que comprei antes de saber tudo o que sei, e de vez em quando como algo que tenha queijo sim! Tanto que provei um prato que meus amigos pediram, o tartar de beterraba com queijo chevre, que estava uma delicia!
E como eu disse no artigo que deu origem a essa lista: Vegetarianos e Veganos são pessoas! E pessoas também gostam de sair a noite… gostam de tomar um drink, gostam de frequentar um bar com pessoas bonitas ao redor!
Mas como o lugar me agradou, e quero retornar, seria incrível contar com alguma opção sem animais e seus derivados!
Vou voltar lá, e tentar conversar com o chef, quem sabe ele queira entrar para a nossa lista como “Vegan Friendly” no quesito bar!
Obs:
Agora, veganos, se informem antes de pedir, pois nem sempre o que está marcado como “sem lactose”, é sem leite de vaca. As vezes eles usam o “leite sem lactose”. Importante saber se estão que tipo de leite é usado. Pode ser que seja de soja, que no meu caso, não consumo também.